NOVELIS-Visita-Fabrica-Ouro-PretoO encerramento da quarta edição do Ambienta acontecerá no Hotel do Teatro (R. Costa Sena, 307, Centro – Ouro Preto/MG), às 9h30. Na ocasião, os representantes das instituições proponentes de cada um dos oito projetos participantes divulgarão os resultados obtidos durante o período de execução, detalhando os benefícios alcançados, como capacitações, incentivo à reciclagem e promoção da preservação do meio ambiente.

Um dos projetos incluídos é o Reciclultura. Realizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Ponte Nova/MG, ele promoveu uma feira de artesanato visando ao resgate cultural do município e à minimização de impactos ambientais. Com a participação de aproximadamente 40 artesãos, o evento destacou produtos feitos a partir de materiais sustentáveis e buscou sensibilizar o cidadão e desenvolver a consciência socioambiental.

Por meio da Osquindoteca, o Clube Osquindô, associação cultural sem fins lucrativos, organizou a Semana de Sustentabilidade em Passagem de Mariana, um dos distritos de Mariana. Com o tema “Preservação dos Recursos Naturais da Passagem”, a Semana contou com oficinas, passeios e sessões de filmes cujo objetivo era levar temas ambientais, como reciclagem, a escolas. Além disso, diversas atividades foram empreendidas ao longo do período, disseminando conceitos e práticas ambientais.

O Programa Ambienta – Novelis pela Sustentabilidade apoiou, ainda, em parceria com o Departamento de Biologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o segundo ano de um projeto que buscou aproximar os fundamentos teóricos dessa disciplina aos conceitos trabalhados no ensino municipal. Os professores foram capacitados para ministrar aulas mais dinâmicas e criativas. E os alunos tiveram a oportunidade de ver na prática a teoria aprendida em sala de aula durante a Feira de Ciências realizada na Universidade. O tema central foi a contaminação da água e seus possíveis tratamentos.

Esses resultados são a soma de muito esforço e dedicação. “Para executar os projetos, os líderes e representantes de instituições contaram com uma consultoria de gestão que lhes deu suporte na potencialização dos resultados”, conta João Bosco Costa, gerente de Operações da Novelis em Minas Gerais.

O evento desta terça marca, ainda, o lançamento do 5º edital do Ambienta, que receberá, até 18 de novembro de 2014, inscrições de pré-projetos a serem executados em Ouro Preto. Nessa próxima edição, mais R$ 100 mil serão investidos na comunidade local. Para solicitar o edital e o formulário de inscrição de pré-projetos, as instituições podem ligar para (31) 3559-9222 ou escrever para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .